09/03/2017

Governo lança projecto de melhoramento genético de bovinos nas cadeias de leite e carne

O Governador da Zambézia, Abdul Razak, lançou, oficialmente, no dia 08 de Março, na cidade de Quelimane, o projecto de melhoramento genético de bovinos, nas cadeias de leite e carne.

O projecto, aprovado pelo Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID), será implementado pela ZAP In Vitro Moçambique nas quatro províncias abrangidas pelo Vale do Zambeze (Zambézia, Tete, Manica e Sofala).

O FCID vai desembolsar, neste projecto, cerca de 900.000 dólares americanos, cerca de 43 por cento, do valor total do projecto, estimado em 2.089.869,00 dólares.

 “Esta é uma das vias que garante a concretização dos programas do governo, para o sector da Agricultura e Segurança Alimentar”, defendeu o governador da Zambézia, apelando aos produtores abrangidos pelo projecto para que “adiram ao programa para que brevemente, possamos beneficiar de carne e leite produzidos localmente e a preços competitivos”.

Espera-se com este projecto um crescimento anual de 12 por cento dos efectivos pecuários nos próximos 10 anos, com uma produção de carnes vermelhas de 20 por cento, segundo Susana Jamal, representante da Direcção Nacional de Pecuária.  

Nelson António - director dos serviços de Assistência Técnicos e Financeiros da Agência do Zambeze, acredita que nos próximos cinco anos, os criadores terão condições para aumentar a produção e produtividade de leite, estimada em 2 milhões de litros.  

Presenciaram a cerimónia de lançamento do projecto, os chefes provinciais de pecuária das quatro províncias abrangidas, criadores locais, membros da Agência do Zambeze e da ZAP In Vitro, empresários, produtores e criadores. 

SAIBA MAIS


Ver todas

Notícias

Lançada a III Campanha de Comercialização de Litch

A Governadora da Província de Manica, Francisca Tomás, procedeu, dia 20 de Novembro, ao Lançamento da Campanha de Comercialização de Litch, na Vila de Catandica, Distrito de Báruè. A campanha de comercialização de litch, dinamizada pela empresa Westfalia e que já vai na III Edição, conta com o contributo do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração, que financiou aquela empresa em cerca de 74 milhões de meticais.

VER MAIS 22/11/2023
Ver todas

Vídeos