Produção de açúcar orgânico não refinado - Ouro Verde

Historial

A EcoEnergia Moçambique é o promotor e o empreendedor moçambicano que iniciou a sua actividade em 2008 e desde lá está a implementar o projecto Ouro Verde, na localidade de Ocua, no distrito de Chiúre, província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique.

O projecto Ouro Verde é focado na produção orgânica certificada de processamento de cana-de-açúcar em Moçambique ao longo do Rio Lúrio. O modelo envolve a criação de uma parceira entre a entidade comercial e uma cooperativa de produtores locais.

Este modelo foi desenhado tendo em mente uma maior envolvência dos trabalhadores da açucareira na própria produção, criando maiores incentivos e sentido de propriedade e responsabilidade. O impacto sobre a economia local inclui benefícios diretos para cerca de 7500 pessoas e a preservação de áreas de alto valor de conservação que aumentem a resiliência geral da propriedade.

Subvenção solicitada ao FCID

O projecto Ouro Verde solicitou ao FCID um financiamento de 1,497,081 USD para o estabelecimento da parceira com os produtores locais, e para o desenvolvimento da cooperativa, capacitação dos cooperativistas em matérias de produção de cana orgânica, e expansão etc;

Beneficiários

Está estabelecida para este projecto uma cooperativa de pequenos produtores com 80 membros, cujo número poderá aumentar nos próximos tempos. 

 

Ver todas

Notícias

Tratamento da Casca de Litchi

Em Manica: especialistas israelitas testam máquina de tratamento da casca de licthi

VER MAIS 25/11/2021

Boletim Informativo - Mabhassa Ya Zambeze

A Agência do Zambeze lançou recentemente, a 1ª edição do seu Boletim Informativo para o ano 2020 – designada Mabhassa Ya Zambeze referente ao mês de Março de 2020

VER MAIS 05/05/2020
Ver todas

Vídeos