O FCID
Princípios Fundamentais

O apoio do FCID deve cumprir os princípios fundamentais que se seguem:

  • IMPACTO SOBRE A RENDA
    Os investimentos a serem realizados através do Fundo Catalítico servem para apoiar a capacidade dos pequenos produtores e/ou MPMEs a aceder aos mercados, assegurando desta maneira a partilha de benefícios e a elevação do seu nível económico.

  • INOVAÇÃO
    O Fundo procura catalisar e capitalizar a inovação através das propostas dos requerentes, focalizando-se em sub-projectos que melhorem a competitividade empresarial, assim como novas abordagens da ligação dos pequenos produtores / MPMEs aos mercados.

  • BEM PÚBLICO
    A proposta deve demonstrar um impacto positivo significativo para a sociedade / comunidade, que vai além do benefício financeiro imediato da empresa e os beneficiários envolvidos directamente.

  • VIABILIDADE
    A proposta deve demonstrar uma clara viabilidade financeira e económica de longo prazo, para o requerente principal e para os parceiros.

  • ADICIONALIDADE (MAIS VALIA)
    Os fundos abrangem actividades e investimentos que, de outro modo, não seriam realizados, ou seja, em que a incerteza e os riscos envolvidos impedem o acesso a fontes convencionais de financiamento.

  • ENTIDADES REQUERENTES FORTES
    A proposta deve ser feita por uma entidade forte com uma gestão financeira sólida e capacidade demonstrada em matéria relevante.

  • NÃO-DISTORÇÃO
    Deve haver especial cuidado para garantir-se que os fundos não distorçam os mercados e actividades comerciais existentes, e que o investimento do sector privado e as iniciativas de financiamento do sector público existentes não sejam preteridos.

  • ABORDAGEM DA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS
    No âmbito dos critérios de elegibilidade e de avaliação do FCID, o Fundo procurará seguir uma carteira diversificada de investimentos de acordo com a oferta e um leque de critérios de risco, parceiros, sectores, dimensão de fundos e períodos de implementação.

  • COMPETIÇÃO
    A atribuição de fundos é determinada por um processo de candidatura aberto e competitivo, com o objectivo de incentivar boas ideias e maximizar o seu impacto

  • FUNDOS PONTUAIS DE DURAÇÃO LIMITADA
    Os investimentos abrangem iniciativas específicas claramente definidas e que necessitam de um apoio temporário e limitado de forma a garantir a sua sustentabilidade.

Ver todas

Notícias

Formados gestores de lojas “casa João”, em Cuamba através do financiamento do FCID

A formação focalizou-se em matérias de gestão, modelos e procedimentos de uso de sistemas de encomendas através da tecnologia S2I mobile.

VER MAIS 28/11/2019
Ver todas

Vídeos