O FCID
Princípios Fundamentais

O apoio do FCID deve cumprir os princípios fundamentais que se seguem:

  • IMPACTO SOBRE A RENDA
    Os investimentos a serem realizados através do Fundo Catalítico servem para apoiar a capacidade dos pequenos produtores e/ou MPMEs a aceder aos mercados, assegurando desta maneira a partilha de benefícios e a elevação do seu nível económico.

  • INOVAÇÃO
    O Fundo procura catalisar e capitalizar a inovação através das propostas dos requerentes, focalizando-se em sub-projectos que melhorem a competitividade empresarial, assim como novas abordagens da ligação dos pequenos produtores / MPMEs aos mercados.

  • BEM PÚBLICO
    A proposta deve demonstrar um impacto positivo significativo para a sociedade / comunidade, que vai além do benefício financeiro imediato da empresa e os beneficiários envolvidos directamente.

  • VIABILIDADE
    A proposta deve demonstrar uma clara viabilidade financeira e económica de longo prazo, para o requerente principal e para os parceiros.

  • ADICIONALIDADE (MAIS VALIA)
    Os fundos abrangem actividades e investimentos que, de outro modo, não seriam realizados, ou seja, em que a incerteza e os riscos envolvidos impedem o acesso a fontes convencionais de financiamento.

  • ENTIDADES REQUERENTES FORTES
    A proposta deve ser feita por uma entidade forte com uma gestão financeira sólida e capacidade demonstrada em matéria relevante.

  • NÃO-DISTORÇÃO
    Deve haver especial cuidado para garantir-se que os fundos não distorçam os mercados e actividades comerciais existentes, e que o investimento do sector privado e as iniciativas de financiamento do sector público existentes não sejam preteridos.

  • ABORDAGEM DA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS
    No âmbito dos critérios de elegibilidade e de avaliação do FCID, o Fundo procurará seguir uma carteira diversificada de investimentos de acordo com a oferta e um leque de critérios de risco, parceiros, sectores, dimensão de fundos e períodos de implementação.

  • COMPETIÇÃO
    A atribuição de fundos é determinada por um processo de candidatura aberto e competitivo, com o objectivo de incentivar boas ideias e maximizar o seu impacto

  • FUNDOS PONTUAIS DE DURAÇÃO LIMITADA
    Os investimentos abrangem iniciativas específicas claramente definidas e que necessitam de um apoio temporário e limitado de forma a garantir a sua sustentabilidade.

Ver todas

Notícias

Criadores recebem primeiro lote de pavilhões para frangos em Rapale

Estão em construção, na região de Mutivazi, no distrito de Rapale, Província de Nampula, 16 aviários para a produção de frangos.

VER MAIS 04/03/2020
Ver todas

Vídeos