Candidaturas
Como submeter uma candidatura?

O processo de submissão de uma candidatura ao FCID foi concebido de modo a torná-lo rigoroso e eficiente, consistindo em duas fases: a 1ª fase designada de Manifestação de Interesse e a 2ª fase designada de Proposta Completa.

 

1ª fase - MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

A Manifestação de Interesse é feita através da submissão de uma Nota Conceptual, que deve incluir uma descrição breve de todas as características essenciais da proposta e abordar os critérios fundamentais de elegibilidade e de impacto.

Documentos disponíveis para download:

  • Formulário Nota Conceptual Janela 1 (Agro-Negócio)
     Versão .DOC
  • Formulário Nota Conceptual Janela 2 (Parcerias Público-Privadas)
    Versão .DOC
  • Nota Conceptual - Revisto dos Investimentos

             JANELA 1 - Versão Excel   

              JANELA 2 - Versão Excel

Faça download da Nota Conceptual aplicada ao seu caso (Janela 1 ou Janela 2), preencha cuidadosamente os campos do formulário e envie-nos através deste website.

Enviar Nota Conceptual

 

2ª Fase - PROPOSTA COMPLETA

Os requerentes considerados elegíveis com base nas suas Notas Conceptuais serão convidados para elaborar e submeter Propostas Completas de Projecto (incluindo o Plano de Negócio) dentro de 30 dias úteis após a notificação. Os convites para apresentação de propostas completas de projecto devem ser acompanhados de orientações e comentários, visando melhorar a qualidade e a probabilidade de sucesso da candidatura completa (Vide as Directrizes do FCID).

A Proposta Completa deve, de entre outros, facilitar uma análise económica do projecto com destaque para os bens públicos e benefícios transferidos para os pequenos produtores e MPMEs. A elaboração da Proposta Completa pode incluir consultas e a interacção entre os requerentes e o Gestor do Fundo, mas a responsabilidade pela concepção do projecto e pelas actividades e metas associadas, cabe ao requerente.

Especialmente os pequenos produtores em parceria formal, no contexto dos projectos da janela 1, possam necessitar um apoio técnico adicional no processo de formulação das Propostas Completas.

 

Porquê um processo de candidatura em duas fases?

A opção por um processo de duas fases justifica-se porque permite ao requerente testar a relevância da sua iniciativa em relação aos critérios do Fundo, sem despender esforços indevidos na elaboração de uma proposta e um plano de negócio detalhado. O Gestor do Fundo deve prestar assistência aos requerentes que precisam de apoio técnico especializado.

Fases do processo de candidatura

Ver todas

Notícias

Adquirido um camião para escoamento da produção

O veículo vai ajudar os produtores no escoamento de produtos agrícolas, com destaque para milho e Soja

VER MAIS 17/10/2019
Ver todas

Vídeos